A Análise SWOT, acrônimo em inglês para Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), é uma ferramenta estratégica que auxilia você a enxergar os pontos cruciais de seu negócio.
Apesar de parecer complexa, ela não é.
Devemos entender que parar um tempo, periodicamente, para fazer esta análise, pode garantir que seu negócio não fracasse, porque através dela, você terá como tomar as ações necessárias para potencializar os pontos positivos e eliminar, ou amenizar, os negativos.
Como funciona a SWOT
Para começar, pegue uma folha de papel e divida em 4 partes e escreva o nome de cada etapa em cada quadro, como na imagem abaixo.
A partir daí, você está com a matriz pronta, e então é só preenche-la, como vamos ver a seguir. Mas antes, entenda que não há uma regra muito específica para preenchimento, você pode fazê-lo sozinho ou em grupo, contratando pesquisas (recomendado se for po$$ível para seu negócio) ou não, entrevistando stakeholders (esse é um nome chique para designar qualquer pessoa que tenha ligação direta com sua empresa, como funcionários, sócios, acionistas, fornecedores e até seu/sua marido/esposa se for aplicável) ou não.
Forças – Strenghts
Coloque aqui tudo o que você tem certeza que é bom em seu negócio:
- Método
- Funcionários
- Precificação
- Estrutura
- Etc
Entenda que ao pensar nas forças, você está olhando para dentro de seu negócio, se você é um MEI, faça uma autoanálise quanto a qualidade de seu serviço.
Fraquezas – Weaknesses
Inverso às forças, você deve admitir que é ruim, que tem coisa que tá na hora de melhorar ou está ferrado! Coloque aqui tudo o que não está bom em sua empresa:
- Método
- Funcionários
- Precificação
- Estrutura
- Etc
Seja sincero, não sabote seu próprio empreendimento.
Oportunidades – Opportunities
Agora vamos olhar para fora.
O que o mundo tem a nos oferecer de oportunidades de negócio?
- Novas formações
- Metodologias inovadoras
- Fornecedores e parceiros
- Mercados aquecidos
- Etc
Aqui que uma pesquisa paga pode ajudar, muito, mas… não se preocupe caso não possa pagar por uma! O Google, as redes sociais (sem fake News, por favor, cheque as fontes), os concorrentes, as networks, entre diversas outras fontes de pesquisa estão aí, portanto, USE!
Ameaças – Threats
O contraponto das oportunidades, porque se o que vem de baixo não te atinge, muitas vezes o que vem de frente te derruba! Procure tudo o que pode ameaçar seu negócio e faça o que for possível para evitá-los:
- Sonegação de Impostos (mesmo que sem querer)
- Ações Trabalhistas (o Brasil ainda não tem o Hexa, mas é campeão absoluto nisso)
- Sindicatos
- Macroeconomia
- Microeconomia
- Câmbio
- Etc
Sabe o que é interessante nessa parte? Um bom advogado pode te ajudar com a maioria das ameaças que temos em nosso país e, vai por mim, não estou falando isso por estar escrevendo no blog de um, mas sim porque realmente é verdade.
Análise SWOT – ou FOFA – montada, e agora?
Agora é hora de colocar em ação!
Utilize a análise como base de seu plano de ação, criando uma (ou mais) ação para cada ponto levantado.
Fazendo isso (e executando o plano, lógico!), eu GARANTO para você que seu negócio NÃO VAI QUEBRAR!
Ou seja, tudo vai depender da qualidade de sua análise SWOT.