(13) 3024-2005
(13) 99660-5700
contato@iem.adv.br

Abrir o seu próprio empreendimento é sempre muito prazeroso, no entanto, existem algumas medidas que devem ser tomadas para que tudo funcione dentro da legalidade, sem que lhe dê surpresas negativas no futuro.

Para abrir a sua própria empresa é necessário passar primeiramente por uma série de órgãos, para emissão dos documentos necessários.

A primeira coisa que você deve fazer é ir na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica para obter o seu registro legal de empresa, por meio do contrato social ou do estatuto (essa é a certidão de nascimento da sua empresa). Esse é o primeiro passo.

O CNPJ é tão importante quanto o seu CPF. É o registro de existência. Por isso terá que ir na Receita Federal.

Na sequência terá que ir na Prefeitura do seu Município, onde você conseguirá os alvarás de funcionamento.

Minimamente esses são os três passos necessários. Entretanto, é importante que você saiba que os registros e documentos para a abertura de uma empresa variam de estado para estado e de negócio para negócio.

Fique atento.

Entenda como uma assessoria jurídica pode te ajudar! Acesse: https://iem.adv.br/negocios/

  • Posts
Adriano Ialongo

Gestor do escritório IeM Advogados, Advogado das áreas Trabalhista e Família, Professor de Direito Processual, contribui ativamente na OAB Santos. Incansável aprendiz de técnicas e ferramentas para o desenvolvimento e solução de problemas, além das formações técnicas em Direito, na Faculdade Católica de Santos (UniSantos) e Especializações em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade Anhanguera, e em Direito e Processo Civil, pela Escola Paulista de Direito. Ainda buscou conhecimentos além, como cursos de PNL e Coaching, e atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas. Não satisfeito, ambiciona cursar o Mestrado em Direito, projeto que está em desenvolvimento.

Orgulha-se de ter difundido a tese de Defesa do Direito dos Tripulantes brasileiros em cruzeiros marítimos, por meio de centenas de tripulantes que são clientes e amigos. Acredita piamente que sua missão de vida é oportunizar o seu crescimento e das pessoas a sua volta.

Fala, lê e escreve em Italiano

Sempre que possível escreve artigos e textos de Direito nesse site e em revistas cientificas:

https://ialongo.jusbrasil.com.br/

https://adrianoialongo.jus.com.br/publicacoes